Desde esta quarta-feira (18), o Maranhão e os demais estados do Nordeste estão aptos a receber oficialmente os avisos de risco emitidos pela plataforma Defesa Civil Alerta. A ativação completa do sistema na região ocorre após um teste realizado no último sábado (14), em 36 municípios nordestinos — incluindo as nove capitais.
A mensagem vai aparecer em destaque na tela do aparelho celular e se sobrepor ao uso de qualquer aplicativo, juntamente com um alerta sonoro por um período de 10 segundos. Quem estiver com o telefone no modo silencioso também recebe a mensagem sonora. No entanto, quem estiver com o celular desligado ou em modo avião não vai receber o alerta.
Não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro. O celular precisa apenas ter sido fabricado a partir de 2020 e ter sinal 4G ou 5G ativo no momento em que o alerta for disparado.
A tecnologia prevê dois tipos de mensagens.
O primeiro é o Alerta Extremo: com severidade muito alta, urgência imediata e confiança observada ou provável. Essa mensagem vai acionar um sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.
Já o Alerta Severo, com urgência em menor grau, permite mais tempo para que a população adote medidas de autoproteção. Nesse caso, o som será de um bipe similar ao do SMS, que não vai soar se o celular estiver no modo silencioso.
O sistema Defesa Civil Alerta já vem sendo utilizado nos estados do Sul e Sudeste. Nas próximas semanas, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional vai dar início as capacitações no Norte e no Centro-Oeste para a implantação do sistema ainda no segundo semestre deste ano.