Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Prefeito Fogoió entrega ponte e estrada na zona rural de Vitorino Freire
Emalta

Governo apresenta plano de reembolso por fraude no INSS

Governo apresenta plano de reembolso por fraude no INSS
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 24/06/2025 13:56 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O governo federal deve apresentar nesta terça-feira (24) o cronograma de reembolso a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios do INSS. A divulgação ocorrerá durante audiência de conciliação convocada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a participação da União, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF).

A audiência foi marcada após a Presidência da República ajuizar, em 12 de junho, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no STF, pedindo a suspensão de processos judiciais relacionados aos descontos irregulares. Toffoli, relator da ação, atendeu ao pedido e convocou os envolvidos para buscar um acordo. Um dia depois da convocação, o governo anunciou que fará os pagamentos em parcela única até o fim deste ano.

Apesar da promessa de ressarcimento, o Executivo ainda não detalhou valores nem informou o número total de beneficiários lesados. Desde o início da Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), o plano de devolução segue indefinido.

Pelo aplicativo Meu INSS, cerca de 3,5 milhões de usuários afirmaram desconhecer os descontos realizados em seus benefícios. Ao todo, 43 entidades foram contestadas — apenas 12 delas estão sob investigação.

Até o fim de abril, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já haviam sido protocoladas 9.347 ações judiciais cobrando explicações ou ressarcimento dos valores descontados indevidamente


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.