Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Notícias e Comentários - CENTRAL MANHÃ - 14/07/2025 #notícias #informação
Emalta

Nova federação mira eleições de 2026

Nova federação mira eleições de 2026
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 25/06/2025 17:02 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

Os partidos Solidariedade e PRD anunciaram, nesta quarta-feira (25), a formação de uma federação partidária, em ato realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento contou com a presença de lideranças das duas legendas, incluindo os presidentes nacionais — o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e Marcus Vinícius (PRD-RJ) — além do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Segundo Paulinho da Força, a nova federação terá um perfil político de centro, com o objetivo de se consolidar como alternativa à polarização que marca o atual cenário nacional.

Durante o anúncio, Hugo Motta elogiou a iniciativa, destacando que a união fortalece o debate político. “Essa federação já nasce forte. Precisamos discutir os rumos do país e focar em trabalho e entrega”, afirmou.

A união também foi celebrada por nomes como o ex-senador Reguffe, que defendeu a construção de um caminho democrático fora dos extremos, e pela ex-deputada Marília Arraes, que ressaltou o respeito às divergências como base para a convergência política.

A federação busca garantir maior competitividade nas eleições de 2026 e atender aos critérios da cláusula de barreira, que determina o acesso a recursos públicos e tempo de propaganda eleitoral. Juntas, as siglas passam a contar com 10 deputados federais — cinco de cada legenda.

Pelas regras, as federações devem atuar como um único partido e manter-se unidas por, no mínimo, quatro anos. A oficialização da aliança ainda precisa ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O PRD (Partido da Renovação Democrática) foi criado em 2023 a partir da fusão do PTB com o Patriota. No mesmo ano, o Solidariedade incorporou o Pros, que deixou de existir como partido autônomo.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.