A exportação de pescados do Brasil para os Estados Unidos foi interrompida, e pelo menos 1.500 toneladas de peixes e frutos do mar deixaram de ser embarcadas desde quinta-feira (10). A informação foi confirmada pela Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados).
Segundo Jairo Gund, diretor-executivo da Abipesca, o problema é visível em diversos portos brasileiros, especialmente nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, onde contêineres com produtos estão parados devido à preocupação com a nova tarifa que entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
A exportação de pescado ao mercado norte-americano exige cerca de três semanas para o transporte via marítima. Com a proximidade da data em que a nova tarifa será aplicada, os empresários dos Estados Unidos estão apreensivos quanto ao impacto nos preços dos produtos, o que gerou insegurança na continuidade dos embarques.
A situação reflete uma inquietação tanto para os exportadores brasileiros quanto para os importadores americanos, que agora enfrentam um cenário de incertezas comerciais com a iminência da nova taxa.