Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Bandidos acabam de baixo de ônibus!
destaques, Política

Debate aponta benefícios da exploração de gás e petróleo para o MA

Debate aponta benefícios da exploração de gás e petróleo para o MA
Publicado por Teresa Cristina | Data da Publicação 14/07/2025 22:10 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

Ainda pendente de liberação pelo Executivo, a exploração de petróleo e gás na margem equatorial brasileira pode transformar a economia do Maranhão, segundo especialistas e autoridades reunidos nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que conduziu o seminário promovido pela Comissão de Desenvolvimento Rural e Turismo (CDR), ressaltou o potencial do estado na exploração desses recursos, classificando-o como uma oportunidade histórica para o desenvolvimento econômico local.

A margem equatorial, que abrange o litoral do Rio Grande do Norte ao Amapá, possui reservas estimadas entre 10 e 30 bilhões de barris de petróleo, com investimentos previstos superiores a US$ 50 bilhões e arrecadação estimada em US$ 200 bilhões. O projeto deve gerar milhares de empregos e impulsionar a economia de estados como o Maranhão.

Pietro Adamo Sampaio Mendes, secretário do Ministério de Minas e Energia, defendeu o avanço da exploração, destacando a compatibilidade entre desenvolvimento energético e proteção ambiental, e alertou para perdas econômicas bilionárias caso o país não invista no setor.

A superintendente da ANP, Maria Abelha Ferreira, destacou que 25 blocos na margem equatorial estão suspensos por entraves no licenciamento ambiental, que precisam ser agilizados para garantir investimentos e aumentar a soberania energética brasileira.

O evento contou com a participação de prefeitos, deputados estaduais, representantes da Petrobras, da ANP, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, do Tribunal de Justiça do Maranhão, do IFMA e do SESI.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.