Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Primeiro lugar em inovação no Brasil
Emalta

62% veem tarifa de Trump como injustificada, diz AtlasIntel

62% veem tarifa de Trump como injustificada, diz AtlasIntel
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 15/07/2025 10:55 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de importação de 50% contra os produtos brasileiros é vista como injustificada por 62,2% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (15), produzida pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg.

Outros 36,8% apontam a postura do norte-americano como justificada, enquanto 1% dos respondentes não souberam responder.

Na última quarta-feira (9), Trump anunciou que irá aplicar, a partir de 1º de agosto, uma alíquota mais elevada sobre as importações brasileiras.

Em carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump apontou discordâncias políticas por trás de sua decisão – como o andamento do julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a regulação das big techs e redes sociais no país -, além de afirmar que o Brasil tem sido ruim com os EUA quanto a uma relação comercial desproporcional.

A percepção dos respondentes da pesquisa vai por um outro caminho. 40,9% dos entrevistados acreditam que a tarifa veio como retaliação contra o envolvimento do Brasil com o Brics.

O grupo de emergentes vinha discutindo a viabilização de uma moeda alternativa ao dólar para relações comerciais e uma alternativa mais inclusiva ao sistema finaneiro internacional já consolidado.

Trump reiteradamente apontou que iria aplicar sanções contra os membros do grupo e outros países que buscassem apoiar medidas tidas por ele como “antiamericanas” ou que tentassem substituir a divisa dos EUA.

Outros 36,9% apontam que a tarifa decorreu da atuação da família Bolsonaro junto ao presidente dos EUA. Desde março, o filho “03” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está em solo norte-americano buscando articular a direita do país em prol da anistia e contra o STF (Supremo Tribunal Federal) no qual tange o julgamento do pai e a regulação de big techs e redes sociais.

Apenas 3,5% acreditam que Trump legitimamente busca equilibrar a relação dos EUA com o Brasil, como o republicano aponta em sua carta enviada a Lula.

A pesquisa ouviu 2.841 pessoas de faixas de 16 a 100 anos. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A coleta foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.