A comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos apresentados pelos governos Federal, estadual e municipal para a segurança, saúde e mobilidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém.
Entre 6 e 8 de agosto, especialistas da UNDSS inspecionaram os locais do evento, acomodações, transporte e estruturas de saúde e segurança, avaliando a preparação da cidade para receber milhares de participantes.
Nos três níveis de governo, órgãos de segurança pública — como Polícia Federal, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Segup e Segbel — atuarão juntos, mobilizando mais de 10 mil agentes.
Na saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual detalharam a rede de atendimento com hospitais públicos e privados, além do Samu, que terá protocolos específicos para a conferência.
O plano de mobilidade federal inclui mais de 240 ônibus exclusivos para delegados, além de uma frota regular em Belém, e cerca de 100 veículos para transporte dos participantes hospedados em cruzeiros no Porto de Outeiro.
Também foram apresentadas as estratégias para bloqueios, credenciamento e deslocamento seguro dos chefes de Estado, incluindo o presidente Lula.
A aprovação da UNDSS destaca a integração entre União, Estado e Município, com planejamento antecipado e protocolos claros, garantindo uma COP30 segura e organizada, que deixará um legado positivo para a população de Belém.