Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Operação conjunta recupera mais de 320 veículos em municípios do Ma
Emalta

PF deflagra Operação Recupera contra fraudes no INSS

PF deflagra Operação Recupera contra fraudes no INSS
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 13/08/2025 14:18 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação Recupera, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio de bens e ativos no valor estimado de R$ 3 milhões. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal e são executadas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Tubarão (SC).

A operação conta com o apoio do Ministério Público Federal e da Caixa Econômica Federal. Segundo a investigação, as fraudes tiveram início em 2018, com a concessão indevida de benefícios assistenciais e previdenciários, mediante a inserção de dados falsos nos sistemas da Caixa.

O esquema era conduzido por funcionários e ex-funcionários do banco, que usavam seus acessos para viabilizar as fraudes. Quatro ex-servidores realizaram comprovações de vida fraudulentas de pessoas fictícias ou já falecidas, emitiram segundas vias de cartões de beneficiários inexistentes e autorizaram pagamentos irregulares.

Além disso, o grupo utilizava documentos adulterados para habilitar benefícios e atuava de forma sincronizada na inserção de dados falsos no sistema.

A Caixa instaurou procedimento disciplinar que resultou na demissão dos envolvidos e na constatação de condutas ilícitas articuladas entre os autores, que já tinham antecedentes por faltas disciplinares semelhantes. Mesmo após a demissão, em 2022, os suspeitos continuaram o esquema, delegando a terceiros o saque mensal de pelo menos 17 benefícios fraudulentos ainda ativos.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.