Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Notícias e Comentários - CENTRAL MANHÃ - 15/01/2025 #brasil #noticias
Cidades, slide

Maranhão emite mais de 730 mil novas Carteiras de Identidade em 2024

Maranhão emite mais de 730 mil novas Carteiras de Identidade em 2024
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 14/01/2025 16:16 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O Maranhão alcançou a marca de 730.008 novas emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao longo do ano passado.

A CIN é o novo modelo de identificação oficial no Brasil, que substitui o antigo RG. Desenvolvida para unificar os dados de identificação em todo o território nacional, ela utiliza o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como número único de registro, eliminando duplicidades e facilitando o acesso a serviços em diferentes estados.

Além disso, a nova CIN é emitida em formato digital e físico, com tecnologia avançada de segurança para evitar fraudes. O documento traz um QR Code que permite a validação imediata das informações, garantindo maior confiabilidade.

“A nova Carteira de Identidade Nacional é um avanço na garantia da segurança e na proteção dos direitos dos cidadãos. Este documento moderno, com tecnologia avançada e maior proteção contra fraudes e outros crimes, é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, em promover a cidadania e reforçar a segurança da população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

No Maranhão, o Instituto de Identificação (Ident-MA), órgão ligado à Perícia Oficial do Maranhão, é o responsável pela emissão da nova CIN. O processo teve início em 11 de janeiro de 2024, com a implantação de um projeto piloto na unidade central. A partir dessa experiência, foi possível expandir a emissão para todo o Maranhão dentro do prazo previsto pelo Governo Federal.

“Dentro do Maranhão conseguimos implementar no prazo, com os ajustes necessários para que fosse possível uma interoperabilidade com a Receita Federal. Nós do Maranhão passamos de uma emissão regulamentada, em torno de 45 mil emissões ao mês em 2023 para 70 mil emissões ao mês em 2024”, afirmou a perita geral do Maranhão, Anne Kelly Bastos Veiga.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade