O governador do Maranhão, Carlos Brandão, vistoriou, na manhã dessa terça-feira (14), pontos de alagamentos em dois dos quatro municípios que integram a região metropolitana de São Luís.
O titular da Secretaria de Infraestrutura, Aparício Bandeira, afirmou que a secretaria está mobilizada para atuar na redução dos eventuais danos causados pela intensidade das chuvas.
A equipe de governo iniciou a vistoria na entrada do bairro Maiobinha, na rodovia MA-201 – conhecida popularmente como Estrada de Ribamar, em São José de Ribamar. Parte da via foi afetada com o transbordamento do Rio Paciência.
Em seguida, foi vistoriada a ponte da Avenida Saramanta, ainda no território de São José de Ribamar (que interliga a MA-201 a MA-202 a Estrada da Maioba). A estrutura precisou ser interditada por conta das chuvas.
CHUVAS INTENSAS
Monitoramento climático do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) aponta que, de 0h até 19h desta terça-feira, foi registrado 136 mm de chuva na Grande Ilha. Segundo o Nugeo, o número indica que em apenas nove horas choveu cerca de 25% do que era previsto para todo o mês de janeiro.
Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Governo Federal, revelou que em alguns bairros, como a Vila Janaína, em São Luís, foram aferidos 283 mm de chuva no mesmo período.
A previsão é de que as chuvas continuem nas próximas horas, ainda mais intensas, e exigindo máxima vigilância. O Corpo de Bombeiros segue monitorando a situação. Em caso de emergência, equipes de bombeiros militares podem ser acionados pelo 193.