Esquema inclui policiamento ostensivo em todas as 23 cidades onde o vestibular será realizado, com a presença de mais de 300 policiais nos locais de aplicação
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai intensificar o policiamento para assegurar a tranquilidade durante o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2024), que acontece neste domingo (26). O vestibular tem etapa única e dá acesso às vagas na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).
Durante o processo seletivo, agentes da Polícia Militar do Maranhão atuarão de forma estratégica nos locais onde as provas serão aplicadas, distribuídos em 23 municípios maranhenses. O objetivo é que todos os 50.426 candidatos possam desempenhar seus conhecimentos sem se preocupar com a segurança.
“O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior é uma grande iniciativa do Governo do Maranhão e o sonho de todos os jovens que desejam ingressar na Universidade Estadual do Maranhão. Por isso, iremos atuar de forma planejada, estratégica, preventiva e repressiva para que o vestibular ocorra sem qualquer problema, com máxima tranquilidade”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.
Para garantir que tudo transcorra em conformidade, 320 policiais estarão presentes nas 160 instituições de educação onde a prova será aplicada. No total, 31 viaturas também farão rondas ostensivas pelas imediações dos locais do exame, de forma a prevenir qualquer prática externa que possa comprometer a lisura do processo seletivo.
Também serão empregadas nesta operação ostensiva para segurança do processo seletivo 18 rotas estratégicas no interior do estado, contemplando as maiores cidades e regionais. Oito equipes de inteligência da Polícia Militar ainda atuarão de forma preventiva e reativa, conforme necessário. Todo o esquema será coordenado por 33 oficiais.