A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) promoveu, entre os dias 11 e 16 deste mês, a 1ª edição do projeto “Trilha de Saberes: Experiências Comunitárias” na comunidade quilombola Graça de Deus, em Mirinzal. O projeto teve como foco capacitar 65 moradores em áreas como Hospedagem Familiar, Artesanato e Criação de Cardápios, com o objetivo de fomentar o Turismo de Base Comunitária (TBC) e o afroturismo.
Além dos cursos, as atividades se estenderam a comunidades vizinhas e incluíram ações sobre valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento do turismo local. A equipe da Setur-MA também conduziu o Encontro de Embaixadores Mirins, com crianças entre 7 e 10 anos, abordando temas sobre patrimônio cultural e prevenção à exploração sexual no turismo.
A ação é parte de um esforço maior para identificar oportunidades de desenvolvimento nas comunidades quilombolas, com foco na preservação da história, cultura e tradições locais. A presidente da Associação de Quilombo Graça de Deus, Jane Araújo, ressaltou a importância da qualificação para o turismo sustentável e a geração de renda.
O projeto segue com a implementação de um segundo ciclo de atividades, e a experiência foi concluída com uma Feira Cultural, que apresentou artesanato, comidas típicas e a entrega de certificados aos participantes.