Maranhão já registra 46 feminicídios em 2024

O Maranhão já registrou 46 feminicídios de janeiro até o dia 12 de setembro deste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA). Desse total, nove foram praticados na Grande Ilha de São Luís.

Em nove meses, o estado já se aproximou do número de feminicídios praticados em todo o ano de 2023, quando 50 mulheres perderam a vida de forma violenta no Maranhão.

Entre os autores dos crimes estão namorados, maridos, companheiros e ex-companheiros das vítimas. A motivação, na maior parte das vezes, é ciúme e inconformismo com a separação.

Ainda de acordo com a SSP-MA, dos 46 casos registrados em 2024, 37 suspeitos do crime já estão presos, há quatro foragidos e um, por decisão da Justiça, responde ao feminicídio em liberdade. Já os outros quatro cometeram suicídio, logo após matarem as mulheres.

Sete dos homens que estão presos e dois dos foragidos, são suspeitos de praticarem o feminicídio na Grande Ilha.

Foto: Reprodução

O último feminicídio registrado no Maranhão este ano foi no dia 12 de setembro, quando uma mulher, identificada como Francisca Helena Maria da Silva Xavier, de 57 anos, foi morta a facadas, na cidade de Imperatriz. O autor do crime, segundo a polícia, foi o marido da vítima, Raimundo Nonato das Chagas Xavier, de 60 anos, que tentou tirar a própria vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *