PF desarticula grupo que usava idosos para fraudes previdenciárias

Foto: Reprodução/PF-MA

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), uma operação para desarticular um grupo criminoso que aliciava idosos vulneráveis e em situação de rua para se passarem por beneficiários do INSS. A ‘Operação Camisaria’ foi realizada nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Santa Rita e Guimarães.

Segundo as investigações, o grupo aliciava os idosos e fabricava novos documentos de identificação com o objetivo de enganar funcionários de instituições bancárias e, assim, sacar os valores dos benefícios previdenciários.

As vítimas eram induzidas a contrair empréstimos bancários e, em troca, recebiam valores irrisórios. A PF identificou um total de 45 benefícios ativos, que gerou um prejuízo anual de R$ 930 mil. A economia projetada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), atinge a cifra de R$ 10,8 milhões.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado contra o INSS, falsificação de documentos públicos e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *