Em alinhamento ao movimento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) se consolida como mais uma frente de atuação do Governo do Estado no enfrentamento à violência de gênero, em parceria com os demais entes do Poder Público, movimentos sociais e Sociedade Civil Organizada.
Criado em 2023, através da Portaria Nº 2.057, o Núcleo de Enfrentamento à Violência de Gênero, no âmbito das Políticas de Educação, desenvolve ações administrativas para servidores do órgão e também para a comunidade escolar, além de proporcionar espaços de debate e implementar políticas educacionais que promovam o combate à violência contra meninas e mulheres.
A secretária de Educação do Maranhão, Jandira Dias, destacou a importância do núcleo. “Estamos falando de um compromisso que vai além das nossas obrigações institucionais; é uma responsabilidade social. Com essa iniciativa, a Seduc não apenas fortalece a rede de proteção às mulheres e meninas, mas também sinaliza que a educação é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa. O Núcleo é uma resposta contundente ao combate ao feminicídio e a todas as formas de violência, reafirmando nosso compromisso com promoção do respeito, da igualdade e da segurança para todas e todos no ambiente escolar e familiar”, destacou.
O organismo atua com um plano de ações que inclui formações continuadas para educadores, campanhas educativas nas escolas, parcerias com órgãos de proteção e a elaboração de materiais pedagógicos voltados para a conscientização. Além disso, promove espaços de escuta e acolhimento para orientações tanto para servidores quanto para estudantes.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, professora e Assessora Especial na Seduc, Rosyjane Pinto, o trabalho está focado em iniciativas concretas e colaborativas.