Circuito celebra turismo sustentável com programação que reúne atividades esportivas, culturais e gastronômicas, integrando municípios da região de Munim, Lençois e Delta
O Circuito de Turismo de Aventura proporciona mais um final de semana marcante em uma jornada que começou no dia 15 de novembro envolvendo diversos municípios das regiões do Munim, Lençóis e Delta . O evento tem promovido o esporte de aventura e o turismo sustentável, valorizando os atrativos naturais e culturais locais com atividades que vão desde corridas e competições de Jet Ski até provas de ciclismo, kitesurf e feiras gastronômicas.
Neste final de semana, as emoções continuam com uma programação intensa em Icatu , Humberto de Campos, Primeira Cruz e Tutóia, culminando no encerramento do final de semana em Humberto de Campos, no dia 1º de dezembro.
O Circuito já proporcionou momentos inesquecíveis e cheios de adrenalina ao longo da edição deste ano. Os destaques incluem o 3º Campeonato de Jet Ski, realizado no município de Presidente Juscelino , que reuniu pilotos de diversas regiões do Maranhão para disputas nas modalidades circuito de boias, arrancadão e estilo livre. Outro ponto alto foi o XCM Rosário Ciclismo, que desafiou ciclistas em um percurso intenso, e o Desafio do Cassó, uma emocionante competição mista de corrida e natação.
Um Legado para o Turismo Regional – Com uma combinação única de esporte, cultura e turismo, o Circuito de Turismo de Aventura reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das riquezas locais, deixando um legado importante para a região.
Desde a sua primeira edição, o Circuito de Turismo de Aventura tem promovido uma integração entre os municípios da região, destacando suas potencialidades turísticas e econômicas. Com o apoio do Sebrae, o evento não só trouxe visibilidade para atividades como ciclismo, kitesurf, e passeios náuticos, mas também capacitou empreendedores locais, fortaleceu a gastronomia e promoveu um turismo mais sustentável.
David Amorim, gerente da Unidade de Lençóis Munim destaca a importância do evento, “O Circuito deixa um legado que vai muito além do turismo. Ele impulsiona a economia local, valoriza a cultura e a gastronomia e conecta pessoas com a natureza de maneira sustentável e responsável”, enfatizou.
“Sem dúvida, todo o esforço vale a pena. Somos gratos pela oportunidade de fazer parte desse trabalho tão especial e pela convivência com uma equipe dedicada, que não mede esforços para alcançar seus objetivos. Parabéns a todos do Sebrae e organizadores do Circuito de Turismo de Aventuras pelo comprometimento e obrigado pela acolhida calorosa”, declarou Jacy Azevedo, proprietária da Maventur Agência de Turismo.
Programação do Final de Semana do Circuito
Icatu – 30 de novembro
Downwind Panaquatira – Santa Maria de Guaxenduba: Uma aventura pelas ondas para os amantes do kitesurf.
Circuito de Ciclismo – Santa Maria de Guaxenduba : Pedaladas em meio à natureza.
Trilha com Celi – Santa Maria de Guaxenduba : Caminhadas que exploram paisagens e histórias locais.
Humberto de Campos – 30 de novembro e 1º de dezembro
Passeio Turístico em Humberto de Campos : Uma oportunidade de conhecer a cidade e sua cultura.
Bike Boat no Balneário Periá : Combinação de bike e navegação para uma experiência única.
Feira Cultural e Gastronômica : Valorização dos sabores e saberes da região.
Conexão Kite – Sunset e Encerramento Oficial : grande momento de celebração e integração do Circuito, marcado pelo pôr do sol e pela prática de kitesurf.
Tutóia – 30 de novembro
Circuito Pequenos Lençóis : Explorando as dunas e paisagens deslumbrantes dos Pequenos Lençóis.
Primeira Cruz – 1º de dezembro
Kite Trip Primeira Cruz – Areinhas : Um trajeto repleto de adrenalina e belezas naturais.
Passeio Revoada dos Guarás : Contemplação das majestosas aves em um cenário de tirar o fôlego.
Passeio Circuito Lagoa D’Areia : Uma jornada pelas águas cristalinas da Lagoa D’Areia.