Neste fim de semana, 32 alunos, crianças e adolescentes da comunidade da Ilhinha, com idade entre 05 a 15 anos, participaram de uma cerimônia de mudança de graduação e troca de faixa para praticantes de jiu-jitsu. O evento ocorrido no sábado (14), faz parte de um dos projetos executados pelo Instituto Mão Amiga, mantido pelo Vereador de São Luís, Marcos Castro (PSD), e que promove esse esporte como uma forma de educação e apoio na orientação da criança, formação do caráter e ensinamentos dedicados a uma futura vida adulta.
Segundo o professor, Fábio Henrique Prazeres, um dos instrutores do projeto, a importância do aumento de grau e da mudança da cor da faixa dentro do esporte, diz respeito à evolução dos alunos ao longo das aulas.
“A condução desse processo a partir da prática do jiu-jitsu, remete a pilares básicos adquiridos pela criança e pelo adolescente por meio desse esporte como: disciplina, respeito, autoconfiança, socialização com os demais e o meio em que vivem”, frisou o professor.
Por outro lado, a participação dos pais, mães e/ou responsáveis promove de modo especial o fortalecimento de vínculos familiares, a integração social e aumenta a sensação de pertencimento com o local e a cidade em que vivem.
Marcos Castro destacou a importância disto e a responsabilidade do projeto e seus monitores, em relação a essas famílias.
“Parabéns por esta nova conquista a todos os alunos, ao empenho dos professores! Quero ressaltar e agradecer inclusive às mães, pais e responsáveis, pela confiança depositada em deixar esse projeto maravilhoso fazer parte das vida e do futuro destas crianças”, comentou o vereador.