Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Depressão, estresse e ansiedade. Como salvar seu filho? Com Dr.Lisboa
Política, slide

Ministro Barroso indefere pedido do Solidariedade sobre eleição da Assembleia

Ministro Barroso indefere pedido do Solidariedade sobre eleição da Assembleia
Publicado por Teresa Cristina | Data da Publicação 23/12/2024 12:34 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, não considerou de urgência a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo partido Solidariedade, questionando critério de desempate na eleição da Assembleia Legislativa e decidiu adiar a análise para o período pós recesso do Judiciário.

Ele devolveu a Adin à ministra relatora Carmen Lucia no último sábado, 21, por considerar que não há motivo para apreciar no plantão.

O partido argumentava que, como a posse da nova Mesa Diretora da Alema ocorrerá no dia 1° de fevereiro de 2025, o caso deveria ser apreciado com urgência, contudo Barroso não há risco iminente à efetividade da tutela jurisdicional, uma vez que a posse da presidência da Alema está marcada para 1º de fevereiro de 2025, sendo possível uma reversão futura caso a norma seja considerada inconstitucional.

O ministro também apontou que o caso não apresenta elementos que justifiquem uma intervenção excepcional durante o recesso.

Na última quinta-feira, 19, o partido Solidariedade pediu urgência para a Adin que questiona o critério de desempate na eleição de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A relatora entrou de recesso na sexta, 20, mas reconheceu a urgência e encaminhou para Roberto Barroso que está no plantão, mas devolveu a ela por não considerar emergencial.

Carmen Lúcia pediu ainda as manifestações da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria Geral da República (PGR) que ainda não foram enviados ao STF. O Supremo retorna do recesso no dia 06 de janeiro, quando a ministra volta a analisar a Adin do Solidariedade.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade