A capital do Maranhão, São Luís, atingiu a ocupação máxima durante as festas de fim de ano.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), São Luís registrou 100% dos quatros de hotéis ocupados para o Réveillon, além de uma ocupação histórica em outros meios de hospedagem como pousadas, hostel, apartamentos e casas para aluguel por temporada.
São Luís também entrou na lista dos destinos mais procurados em buscador de viagens como Kayak e Decolar.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, ressalta a importância das ações promovidas pelos governos estadual e federal em conjunto com o setor privado.
“Este resultado reflete o trabalho árduo de todos envolvidos, especialmente do Governo do Estado do Maranhão, que investiu fortemente em capacitação e parcerias com operadoras de viagens, abertura de novos canais de mídia e essa parceria estratégica com o Governo gerou visibilidade para o Maranhão”, afirmou Ferreira.
De acordo com a secretária Socorro Araújo, titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), diversas ações contribuíram para fortalecer o turismo no estado.
Entre as iniciativas, estão: promoção do destino em feiras nacionais e internacionais, considerando que São Luís é a principal porta de entrada dos turistas, bem como capacitação profissional para melhoria dos serviços de hospedagem e alimentação nos municípios com atividade turística.
“Estivemos em nossos nove polos turísticos discutindo com gestores públicos municipais, entidades e pequenos empresários para que percebessem o turismo com um olhar de desenvolvimento econômico e social. Ao mesmo tempo, focamos na capacitação profissional dos meios de hospedagem e incentivamos os estabelecimentos a receber melhor as pessoas sempre valorizando a cultura local”, relatou.
Em 2024, o Maranhão se destacou com a conquista de Patrimônio Natural da Humanidade e como representante da pasta, Socorro Araújo, acredita que isso traz maior visibilidade para o estado.
“Isso representa 30% a mais de divulgação do nosso destino mundialmente. O reconhecimento aconteceu em Nova Délhi, na Índia, com o mundo inteiro presente. Assim, promovemos o Maranhão para o Brasil e o mundo. Essas oportunidades de promoção e divulgação do nosso estado ampliam o fluxo de turistas”, disse a secretária.