Na manhã do dia 3 de janeiro, uma operação do 31º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (31º BPM/PMMA) desarticulou um esquema de cultivo de maconha no povoado Águas Belas, zona rural de Cândido Mendes. A ação, liderada pelo Sargento Tiago Pereira, contou com o aval do Comando e Subcomando da unidade e o apoio estratégico do Comandante de Policiamento Urbano (CPU), da Força Tática (FT), além das Guardas Municipais (GCMs) de Luís Domingues, Godofredo Viana, Litoral e Maracaçumé.
Durante a operação, diversas viaturas foram mobilizadas para garantir a segurança e o sucesso da ação. A tecnologia também desempenhou um papel essencial, com o uso de drones para mapear a área e identificar as plantações de difícil acesso.
No local, os agentes encontraram um sofisticado sistema de irrigação que abastecia várias roças de maconha. Parte da colheita já estava em processo de secagem, enquanto outras plantas ainda se encontravam em desenvolvimento. Mudas e maquinários utilizados no cultivo também foram localizados.
Todo o material, incluindo as plantações e equipamentos, foi destruído no local, seguindo os protocolos legais. A operação demonstra a efetividade da integração entre as forças de segurança pública e o uso de tecnologia no combate à produção e tráfico de drogas na região.
Vídeo: