Foi publicado no Diário Oficial da união o edital para provimento de 30 vagas de nível superior, sendo 15 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia e 15 vagas para Tecnologista da Agência Espacial Brasileira (AEB).
O certame foi autorizado por meio da Portaria nº 5.533, de 6 de agosto de 2024, emitida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Esses cargos são voltados para a área de ciência e tecnologia e fazem parte do quadro de pessoal da AEB, para reforçar a atuação da agência no desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.
As oportunidades contemplam Brasília–DF, Alcântara–MA, Natal–RN e São José dos Campos–SP e as remunerações podem chegar a R$ 10.823,89. As inscrições têm início em 29 de janeiro até 19 de fevereiro de 2025, com provas em 13 de abril. A organização está sob responsabilidade do Cebraspe.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.