Nesta quarta-feira (8) , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu a diversos eventos que marcam os dois anos dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. As celebrações ocorreram no Palácio do Planalto e na Praça dos Três Poderes. Foram recuperadas 21 peças de arte que sofreram danos durante o ataque às sedes dos Três Poderes e que hoje retornaram ao arcevo da presidência da república.
Dentre as obras restauradas, destaca-se um relógio do século XVII e uma ânfora italiana de cerâmica esmaltada. A reparação dos danos no relógio histórico, por exemplo, foi conduzida pela empresa suíça Audemars Piguet, que arcou com todas as despesas técnicas e logísticas, sem ônus para o governo brasileiro.
As restaurações foram realizadas por meio de colaborações técnicas entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituições de ensino superior e diversos especialistas.
Outra obra que foi reintegrada ao acervo presidencial, durante um ato realizado no terceiro andar do Palácio do Planalto, foi a pintura As Mulatas, de Emiliano Di Cavalcanti, que havia sido danificada por sete punhaladas.