Essa informação foi divulgada em um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal. Entre janeiro e dezembro, o Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de visitantes estrangeiros – a maior cifra registrada em um único ano, representando um aumento de 12,6% em relação a 2023. Apenas em dezembro do último ano, mais de 690,2 mil turistas internacionais desembarcaram no Brasil.
As principais desembarques aconteceram nos estados de São Paulo (2,2 milhões), Rio de Janeiro (1,5 milhão), Paraná (894 mil) e Rio Grande do Sul (879 mil). Os argentinos continuam à frente nas estadias internacionais, contando com mais de 1,95 milhão de visitantes desse país. Os Estados Unidos (696,5 mil turistas) e o Chile (651,7 mil) completam os primeiros postos na lista.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a receita do setor está prevista para continuar sua trajetória de crescimento, projetando ultrapassar R$ 157 bilhões, especialmente apoiando pequenos empreendimentos do setor para que possam desfrutar de nossos roteiros, biomas e culturas.
O Sebrae, em colaboração com a Embratur, está implementando o projeto Vitrine Visit Brasil. Este projeto visa a promoção de 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, com o intuito de atrair turistas internacionais para que vivenciem momentos inesquecíveis em diversas regiões do país.