Será lançado na próxima terça-feira (5), na cidade de Timon, o livro “Timon – A cidade da gente”. A obra de 80 páginas foi escrita por estudantes da cidade.
Timon é um dos municípios escolhidos para ter sua história retratada por seus alunos dentro da coleção “A cidade da gente”, da editora Olhares. Ao todo, 36 cidades de norte a sul do país, já ganharam – ou estão perto de receber – um livro ilustrado sobre os seus patrimônios, feito em parceria com professores e estudantes das escolas públicas locais, que assinam como coautores das obras.
O processo da escrita dos livros começa com a seleção de alunos de diversas escolas da rede pública municipal ou estadual para pesquisarem sobre os patrimônios de suas cidades, seguindo um roteiro de temas sugeridos por seus gestores e professores.
No caso de Timon, a investigação abrangeu desde lugares históricos até os causos misteriosos, como a aparição do Cabeça de Cuia no rio Velho Monge. Após dissertarem sobre esses assuntos, cada turma entregou o material para os escritores profissionais da Olhares, para então redigirem a narrativa final do livro.
O livro contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o patrocínio da empresa Águas de Timon, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. A iniciativa foi vencedora do prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, e chegou a ser finalista do Prêmio Jabuti neste ano.
Criado em 2015, o projeto “A cidade da gente” existe graças ao patrocínio de empresas interessadas em apoiar não apenas o trabalho de pesquisa dos alunos, como também promover a história da região onde atua, por meio de leis de incentivo à cultura.
O lançamento acontece na próxima terça-feira, dia 5, na Praça São José, com direito à sessão de autógrafos dos próprios estudantes às 17h.