O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Maranhão Parceiras (Mapa) vistoriaram, nesta quarta-feira (7), a montagem dos camarotes do Circuito Litorânea. A vistoria é para averiguar se todos os itens de segurança necessários estão sendo cumpridos e assim garantir o conforto e tranquilidade dos foliões que forem curtir as apresentações no espaço.
A fiscalização foi feita pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMMA. Antes da vistoria, foi feita uma reunião de alinhamento entre todos os órgãos envolvidos no Carnaval do Maranhão 2024 e as empresas responsáveis pela montagem e comercialização dos camarotes. E nesta quarta foi feita a verificação do cumprimento das exigências legais e normativas.
O tenente Genilson, do DAT/CBMMA, explicou o objetivo da fiscalização. “Estamos fazendo a fiscalização para verificar se está tudo em conformidade com a legislação que regula toda a segurança contra o incêndio do nosso estado”, disse.
Durante a vistoria, foram verificados itens como a estrutura dos camarotes, adequação dos espaços para a capacidade de público previsto, a existência de saídas de emergência, extintores de incêndio, rampas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, sinalização adequada, entre outros pontos.
“Todos esses itens precisam constar na documentação que é entregue ao Corpo de Bombeiros durante o processo de liberação de uso do espaço. Então, fazemos a vistoria para verificar in loco a existência desses itens. Quando a estrutura estiver totalmente montada, vamos retornar para uma vistoria final”, informou o tenente Genilson.
O tenente Genilson assinalou ainda que equipes do DAT/CBMMA fiscalizarão os camarotes nos dias de evento para garantir o cumprimento de todos os itens de segurança, incluindo a presença de uma brigada de Bombeiros Civis e equipes médicas presente durante todo o período de funcionamento dos camarotes nos cinco dias de apresentações do Circuito Litorânea.
Camarotes
A comercialização dos camarotes no Circuito Litorânea é um projeto-piloto do Governo do Maranhão e segue a mesma estratégia que já é adotada há anos em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). O projeto tem foco na oferta de novos serviços e também na captação de recursos que deverão ser investidos pelo Governo do Estado em políticas públicas.
“A Mapa elaborou um edital de chamamento público para a cessão de áreas para a montagem de camarotes privados por meio de um Termo de Permissão Temporária de Uso. Toda a parte comercial de instalação, funcionamento e manutenção dos camarotes é de responsabilidade das empresas. O Governo do Estado receberá um retorno financeiro de 25% do lucro líquido com a comercialização dos camarotes. Este recurso será investido na compra de equipamentos de saúde”, explicou Guilherme Gonçalves, arquiteto da Mapa.
Estão sendo montados dois camarotes no Circuito Litorânea e o valor arrecadado pelo Governo do Maranhão referente a 25% do lucro líquido da comercialização dos espaços pelas empresas responsáveis será investido na compra de equipamentos de saúde para a Policlínica de São José de Ribamar.
As duas empresas vencedoras arcam com todas as despesas: infraestrutura, operacionalização, incluindo a locação de equipamentos, mobilização, montagem, instalação, ambientação, operação, desmontagem, desmobilização, fornecimento de insumos e mão de obra, entre outros, durante todo o período do evento.
O projeto-piloto de cessão de áreas em grandes eventos surgiu devido ao aumento no número de turistas atraídos pelo Carnaval do Maranhão, reflexo do trabalho desempenhado pelo Governo do Estado nos últimos anos. Desde 2022, há atuação em diversas frentes para que o estado alcance lugares de destaque e traga mais investimentos de fora.
No Carnaval do ano passado, o impacto econômico foi imediato, com mais de 20 mil turistas desembarcando no aeroporto de São Luís, ocupação de mais de 80% na rede hoteleira e cerca de dois milhões de foliões na capital maranhense durante o período.
Segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o Carnaval do Maranhão em 2023 movimentou mais de R$ 170 milhões na economia do estado. Só em São Luís, foram R$ 82 milhões.
Circuito Litorânea
Criado pelo Governo do Maranhão em 2023, o Circuito Litorânea se tornou um sucesso imediato entre os foliões que curtem o Carnaval na capital maranhense. Este ano, serão cinco dias de festa. A programação será aberta a partir das 18h da sexta-feira (9) com apresentações dos cantores Zé Vaqueiro e Gusttavo Lima, além da apresentação de bandas e artistas maranhenses.
Do sábado (10) até a terça-feira (13), a programação no Circuito Litorânea começa sempre a partir das 11h, reunindo artistas de destaque nacional e nomes da música maranhense.