A Superintendência do Polo Lençóis e Delta, que faz parte da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), começa suas atividades em 2025 com um conjunto de cursos destinados a aprimorar as habilidades dos guias turísticos. Essa iniciativa responde a uma demanda específica da Associação de Condutores de Barreirinhas (MA) e se desenvolve simultaneamente com o recadastramento da categoria. As formações são gratuitas e restritas aos associados, assegurando a presença de 40 alunos por turma.
No mês de fevereiro, três cursos serão divulgados para a formação de guias turísticos em Barreirinhas, são eles:
Realização de Excursões em Espaços Naturais (17/02 e 24/02);
Excelência no Atendimento ao Cliente (19/02 e 25/02);
e Informações Turísticas (20/02 e 26/02).
As aulas serão realizadas na Escola Joaquim Soeiro de Carvalho, das 18h às 22h.
Os cursos disponibilizados pela Superintendência do Polo Lençóis e Delta têm como objetivo melhorar as competências dos guias turísticos, proporcionando um atendimento de qualidade e uma experiência memorável para os hóspedes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, reforça o comprometimento do Governo do Estado, através da Setur-MA, com a formação profissional na área. “O Maranhão se firmou como um destino turístico de destaque e, para sustentar esse avanço, é crucial investir na capacitação dos profissionais do setor. Esses cursos asseguram que os guias estejam preparados para oferecer um bom atendimento e representar a calorosa hospitalidade e a riqueza do nosso estado”, declarou a gestora estadual do turismo.
O curso de Condução de Passeios em Ambientes Naturais proporcionará informações sobre segurança, cuidado ambiental e melhores práticas na liderança de grupos em ecossistemas delicados. O curso de Qualidade no Atendimento abordará estratégias de hospitalidade, comunicação e resolução de problemas para assegurar um serviço de alto nível aos visitantes. Por fim, a capacitação em Informações Turísticas dotará os alunos com saberes sobre aspectos históricos, culturais e ambientais da área, reforçando o papel dos guias como representantes do destino.
À frente da Superintendência do Polo Lençóis e Delta em 2025 está Jorge Babica, que assume a liderança com o objetivo de fortalecer o turismo na região, investindo na formação profissional e na melhoria da experiência dos visitantes.
“Nosso foco é aprimorar a atuação dos guias turísticos, garantindo que tenham acesso a informações atualizadas e possam proporcionar um serviço de alto padrão. Tal capacitação impacta diretamente a experiência do visitante e a valorização da nossa cultura e natureza”, afirmou Babica.
Em colaboração com a Associação de Condutores de Barreirinhas (MA), a Setur-MA já está organizando os convites para os participantes, assegurando que a formação chegue diretamente aos profissionais do setor.
Esta ação destaca a dedicação da Setur-MA ao avanço sustentável do turismo na região do Polo Lençóis e Delta, promovendo os guias locais e aprimorando os serviços prestados aos visitantes”, enfatizou o superintendente do Polo Lençóis e Delta.