Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Robô ataca funcionário de fabrica na china
Cidades, slide

Iphan pesquisa sítio histórico que remonta ao início da colonização no Maranhão

Iphan pesquisa sítio histórico que remonta ao início da colonização no Maranhão
Publicado por Teresa Cristina | Data da Publicação 08/04/2025 19:33 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

Uma das batalhas mais importantes pela disputa do território do atual estado do Maranhão, travada há mais de 400 anos na Baía de São José, nas proximidades do município de Icatu, pode voltar a atrair a atenção de estudiosos da história do Brasil.

Em março deste ano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de sua superintendência do Maranhão, realizou expedições arqueológicas ao povoado de Santa Maria, em Icatu, com o objetivo de identificar e iniciar estudos para registro e cadastro do Sítio Arqueológico das Ruínas do Forte de Santa Maria de Guaxenduba. 

Na literatura e em documentos históricos, as coordenadas de localização da antiga edificação, hoje em ruínas, apontam para o topo das formações de falésias encontradas ao longo da praia de Santa Maria.

Segundo a arqueóloga-chefe da expedição, Sara Santana, a fundamentação da pesquisa se concentra na interpretação da literatura histórica com apoio cartográfico.

“Como se trata de um sítio de tipologia histórica, estamos realizando a pesquisa em bibliografia e cartografia, para ter a certeza exata de sua localização. Assim seguimos com a aplicação de métodos e técnicas arqueológicas na compatibilização com a historiografia a partir dos vestígios encontrados”, afirmou.

É importante ressaltar que o cadastro de sítios arqueológicos só pode ser realizado por arqueólogos(as) devidamente autorizados pelo Iphan, e que qualquer cidadão que identifique vestígios arqueológicos devem informar a descrição e a localização dos achados à superintendência do Iphan em seu estado, utilizando os meios de comunicação disponível.

*Com informações do Iphan

Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.