Apesar de não ter sido inserida no alerta para chuvas intensas nessa terça-feira (01), a grande ilha de São Luís foi surpreendida por um temporal de mais de cinco horas que causou transtornos e deixou ruas e avenidas alagadas em grande parte da Região Metropolitana.
De acordo com o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), há uma intensa formação de nuvens carregadas no norte do Maranhão, provocando os temporais nos municípios localizados na região.
A situação é associada a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que provoca instabilidades atmosféricas e, inclusive, descargas elétricas. O tempo adverso se mantém nas próximas horas.
Para esta quarta-feira (02), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu o alerta amarelo para São Luís e mais 191 cidades maranhenses.
A Região Metropolitana tem previsão de tempo nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva a qualquer momento do dia. A temperatura máxima na capital maranhense não deve passar dos 29°.
Máxima de 30° em Imperatriz, onde também predomina tempo nublado e chuva a qualquer momento do dia e da noite.
Além de São Luís, estão em alerta amarelo para chuvas intensas hoje as cidades de: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Axixá, Bacabal, Cantanhede, Cedral, Caxias, Coroatá, Dom Pedro, Lago da Pedra, Paulino Neves e Pinheiro.