É comum que as chuvas se tornem frequentes no início do ano no Maranhão, aumentando a ocorrência de ventanias e descargas atmosféricas (raios), o que oferece riscos à população. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com a energia elétrica.
Mesmo dentro de casa, onde não estamos diretamente expostos a tais fenômenos, é preciso estar atento e adotar precauções para se proteger não somente da incidência de raios, mas também dos riscos oferecidos pelo manuseio da energia elétrica, que acabam se tornando invisíveis na vida cotidiana.
Veja seis dicas de segurança a serem adotadas no ambiente doméstico:
1. Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada
Quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios, desligue da tomada os equipamentos eletrônicos sensíveis. A desenergizarão dos equipamentos eletrônicos reduz o risco de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios. Além de evitar que os equipamentos sejam danificados.
2. Evite o manuseio de equipamentos elétricos conectados a tomada com o corpo molhado ou com os pés descalços
Tocar em equipamentos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços aumenta o risco de choques elétricos. Isso porque o corpo e a água são excelentes condutores de eletricidade. Portanto, certifique-se de estar com o corpo seco e utilizando calçados adequados antes de usar equipamentos elétricos, como interruptores, tomadas e chaves elétricas.
3. Cuidado com fios desencapados
Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em casa.
4. Esteja alerta em casos de inundações
Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente.
Após a chuva, não utilize equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que ainda estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico é ainda maior. Em casos como esse é necessário que os equipamentos passem por manutenção antes do uso.
5. Não tente fazer manutenções por conta própria
É comum que durante o período chuvoso as goteiras apareçam nos telhados. Em caso de necessidade de reforma, contrate mão de obra habilitada que possua as ferramentas adequadas e conheça as medidas de segurança para realizar o serviço em condições climáticas adequadas.
O mesmo vale para as antenas atingidas por rajadas de vento ou descarga elétricas. Não tente segurá-la ou recuperá-la. Procure mão de obra especializada e só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom.
6. Instale equipamentos de proteção contra raios
Em áreas sujeitas a descargas elétricas frequentes, é importante instalar dispositivos de proteção contra raios, como para-raios e sistemas de aterramento. Esses dispositivos ajudam a proteger a residência contra os efeitos dos raios, como curtos-circuitos, incêndios e danos elétricos.
Essas são algumas dicas importantes para se proteger das consequências do período chuvoso. Mas muitos outros comportamentos simples podem ser adotados no cotidiano para que acidentes sejam evitados. O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, destaca que muitos acidentes acontecem pela falta de conhecimento dos riscos que o uso da energia elétrica pode representar e reforça a importância da realização periódica de manutenções preventivas.
“Para evitar acidentes é importante certifica-se que sua instalação elétrica esteja dentro dos padrões técnicos, que o sistema de aterramento da unidade consumidora esteja dimensionado de forma adequada e que as revisões e manutenções sejam realizadas de forma rotineira. Quanto mais complexo o sistema e maior o número influências externas (poeira, umidade, temperatura, etc.) menor deve ser o período entre manutenções preventivas. Além disso, cultive hábitos de prevenção simples que podem evitar acidentes, tais como: não sobrecarregar tomadas, se for usar mais de um aparelho eletrônico, não utilize tomadas “T” (benjamins), prefira filtros de linha; estar atento quanto a potência dos eletrodomésticos e capacidade da tomada/ instalação e não utilizar adaptadores que fazem a supressão do plug terra ou redução do diâmetro dos plugs das tomadas.”, orienta Gabriel.
O que fazer em casos de acidentes?
Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima.
Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.