Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Delegado afirma que pessoas que saquearam carga de arroz vão responder pelo crime
Cultura

Espetáculo revive o antigo carnaval maranhense no Teatro Arthur Azevedo

Espetáculo revive o antigo carnaval maranhense no Teatro Arthur Azevedo
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 18/02/2025 15:08 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

Nos dias 21 de fevereiro às 20h; 22 de fevereiro às 17h; e 23 de fevereiro às 17h, o Teatro Arthur Azevedo receberá a montagem “Eu te conheço Carnaval”. Este é um trabalho autoral do teatro, com roteiro de Marco Diuailibe, supervisão de César Boas, arranjos musicais de Daniel Cavalcanti e coreografias criadas por Lucena Marques.

Os espectadores poderão explorar diversos aspectos do tradicional carnaval maranhense, proporcionando uma experiência imersiva nas emoções que tornaram o Reinado de Momo, singular em todo o Brasil. O objetivo é não apenas preservar a memória para as próximas gerações, mas também despertar lembranças naqueles que viveram intensamente a essência da festividade no estado, permitindo que recordem a beleza do carnaval mais autêntico.

A frase que dá título ao espetáculo, é comum em São Luís quando alguém diz que já conhece uma determinada pessoa há tempos, ou seja, ” Eu te conheço Carnaval”.

Segundo produção, a criação foi uma imersão em eras passadas, revelando uma rica galleria de eventos que evidenciam uma cidade cheia de tradições, que conferiram à festa maranhense características distintas. Isso inclui a origem da brincadeira de jogar farinha, que evoluiu para maisena, até a influência dos ritmos que trouxeram a tradição do tambor de crioula e dos blocos carnavalescos.

A narrativa leva um enredo repleto de sutilezas, com o propósito de demonstrar, especialmente às novas gerações, a autenticidade e a importância do Carnaval do Maranhão, que sempre teve um papel significativo nas raízes da folia no estado.

“Começamos pelos bailes do Teatro Arthur Azevedo, passando pelos cordões antigos, como as brincadeiras do Urso, do Baralho, dos Corsos que desfilavam pelas ruas, junto com as Casinhas da Roça, mostrando a simplicidade de quem mora no campo e incensando as ruas com a fumaça do peixe frito assando nos fogareiros enquanto as coreiras rodavam suas saias ao som de um tambor de crioula. O espetáculo visita também os assaltos carnavalescos nas casas dos foliões que habitavam o centro da cidade, os bailes de máscaras nos bigurrilhos que escondiam segredos da nossa sociedade, as turmas de samba que viraram Fuzileiros da Fuzarca e os fofões soltos pelas ruas, fantasias que geraram um modelo para os nossos primeiros blocos tradicionais, no tempo em que o lança-perfume era apenas uma forma de cortejar as damas e os mocinhos da pequena ilha dos amores”, conta César Boaes, diretor do Teatro Arthur Azevedo.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.