O romance histórico “Os Tambores de São Luís”, uma obra notável do autor maranhense Josué Montello (1917-2006), será relançado em 2025, marcando o 50º aniversário de sua primeira impressão. A conversão para quadrinhos, prevista para ser lançada no dia 3 de abril, é realizada pelo historiador, escritor e roteirista Iramir Araujo, que há mais de 15 anos se dedica a iniciativas que combinam cultura, história e literatura do Maranhão.
A história de Damião, o protagonista do romance, que explora as ruas de São Luís em uma jornada repleta de lembranças e reflexões, é trazida à vida pelos ilustradores Ronilson Freire e Rom Freire, com a capa desenhada por Marcos Caldas. Este projeto, patrocinado pela Equatorial e pelo Ministério da Cultura (MinC) através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem como objetivo aumentar o acesso à obra de Montello, especialmente entre estudantes.
Iramir Araujo, que já adaptou outras obras clássicas como “O Mulato” de Aluísio Azevedo e “Úrsula” de Maria Firmina dos Reis, enfatiza a relevância de transformar a literatura em histórias em quadrinhos. “É uma forma de comunicação que atrai uma ampla audiência e ajuda no letramento cultural. Muitos alunos podem se sentir desmotivados ao se depararem com a linguagem complexa de um clássico. No entanto, ao explorar a narrativa por meio dos quadrinhos, eles começam a se interessar pela obra original”, diz o roteirista.
A obra, que retrata a jornada do povo negro no Maranhão, combinando elementos históricos e a cultura local, é vista como um divisor de águas na literatura brasileira. Para José Neres, membro vitalício da Academia Maranhense de Letras, que redigiu a introdução da versão adaptada, “Os Tambores de São Luís” é um trabalho que ultrapassa várias gerações. “Nas últimas cinquenta anos, numerosos apreciadores da escrita se habituaram a percorrer as ruas da capital maranhense guiados pelos passos e pelas palavras de Damião”, observa Neres.
O lançamento da adaptação em quadrinhos está programado para o dia 3 de abril, às 18h30, na Casa de Cultura Josué Montello, situada no centro de São Luís. O evento incluirá uma conversa com os autores Iramir Araujo, Ronilson Freire e Rom Freire, além dos escritores José Neres e Bruno Azevêdo. A noite será finalizada com uma apresentação de tambor de mina e um coquetel.