Foto: Reprodução/CBMMA
Será lançado nesta sexta-feira (19) um decreto que dispõe sobre o período proibitivo do uso de fogo no estado do Maranhão. O evento acontece no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a partir das 9h.
Pelo Decreto, ficará proibido, no período de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024, o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais.
A medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano como redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais.
O programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica do Governo, realizada por meio da Sema em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem por objetivo a prevenção, o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais. São realizadas ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.
Neste ano, o programa conta com a adesão de 66 municípios, locais com maior incidência de queimadas. O programa visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias.
Durante o evento será lançado o Sistema de Monitoramento Ambiental (Sima), plataforma online (https://sima.sema.ma.gov.br) que monitora em tempo real o nível detalhado dos rios e o volume de chuvas no Maranhão, possibilitando a gestão prévia de enchentes e desastres ambientais. Também será apresentado o Plano Permanente para Prevenção de Desastres Ambientais: (Primeiro plano permanente do Estado do Maranhão).
Ação nos Municípios
A partir da próxima semana, a Sema iniciará ações de conscientização, capacitação e doação de equipamentos de combate a incêndios florestais em diversos municípios. Os eventos acontecerão em sete cidades polos: Mirador, Barra do Corda, Balsas, Imperatriz, Caxias, Santa Inês e Bacabal.
A programação contará, ainda, com capacitação a ser ministrada pelo Corpo de Bombeiros para as brigadas municipais.