Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Um avião agrícola de pequeno porte fez um pouso forçado
Cidades, destaques

Bombeiros resgatam mais de 4,2 mil animais silvestres na Grande Ilha

Bombeiros resgatam mais de 4,2 mil animais silvestres na Grande Ilha
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 03/04/2025 14:44 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) capturou 4.243 animais silvestres entre os anos de 2024 e 2025, na região metropolitana de São Luís. Entre os animais capturados estão bichos-preguiça, aves diversas, tartarugas, cobras, macacos e até jacarés.

A invasão humana do habitat natural é a principal causa desses resgates. O trabalho de recuperação desses animais é realizado pelo Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA), seguindo procedimentos específicos para garantir a segurança dos profissionais, da comunidade e das espécies.

Em 2024, o BBA resgatou 3.244 animais silvestres. Nos três primeiros meses de 2025, o batalhão já contabilizou 999 capturas dessas espécies. Nesse mesmo período, o batalhão registrou 301 casos de maus-tratos a animais; no ano passado, foram 833 casos, sete dos quais classificados como atos de crueldade. As áreas de maior incidência das capturas são Ponta d’Areia, Ponta do Farol, Península, Olho D’Água, Calhau, Cohama, Turu e, na zona rural, Maracanã, Vila Esperança, Vila Funil, Vila Itamar e Quebra Pote.

A comandante do BBA, tenente-coronel Priscila Chahini, explica que o trabalho de captura de animais é executado de maneira a preservar o equilíbrio ecológico, evitando danos à biodiversidade e prevenindo riscos à comunidade e às espécies. “Trabalhamos com muita responsabilidade, respeito e técnica, sempre priorizando o bem-estar dos animais e a proteção do meio ambiente. Nosso dever é proteger a fauna e garantir a segurança dos animais e das pessoas”, reitera.

O BBA é formado por bombeiros militares especializados, com treinamento específico para lidar com esses animais e equipado com os instrumentos necessários para a captura. Em caso de ocorrências com animais silvestres, não tente se aproximar ou mexer com o animal. Acione imediatamente o batalhão pelo telefone 193.

Técnica e profissionalismo

Para a captura, são avaliadas informações como a espécie do animal, o local em que se encontra e as circunstâncias do incidente. Riscos para a população ou para o próprio animal, bem como a presença de comportamentos agressivos ou de doenças transmissíveis, como raiva e leptospirose, também são considerados pelos bombeiros. Após analisar cuidadosamente a situação, é definido o protocolo mais apropriado para o resgate.

No caso de animais silvestres como cobras e jacarés, a captura é feita com o uso de equipamentos como pinças, gaiolas e redes, sempre com extrema cautela para evitar lesões no animal e garantir a segurança dos profissionais. Após a captura, eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no bairro São Cristóvão, para receber os cuidados necessários e, posteriormente, serem devolvidos ao seu habitat natural.

O BBA também promove ações educativas para prevenir novas ocorrências, orientando sobre a não alimentação de animais silvestres e o uso de telas de proteção em áreas vulneráveis. “O trabalho do Batalhão Ambiental prioriza a segurança da população, a manutenção do equilíbrio ambiental e a proteção da fauna local”, enfatiza a comandante do batalhão, tenente-coronel Priscila Chahini.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.