A vereadora Thay Evangelista assumiu nesta segunda-feira (10) como Procuradora da Mulher no parlamento municipal, para o biênio 2025/2026.
De acordo com a parlamentar, a instituição estará aberta para receber não só as funcionárias e colaboradoras da Casa, mas também toda a comunidade. Ela enfatizou que a ouvidoria começa a operar a partir de hoje.
Em 2025, a Procuradoria da Mulher celebrará seis anos de atividades na Câmara Municipal de São Luís, tendo sido criada durante a presidência do vereador Osmar Filho. Desde então, diversas vereadoras lideraram a instituição, incluindo Bárbara Soeiro, Fátima Araújo, Karla Sarney e Concita Pinto e agora, Thay Evangelista, que destacou a continuidade da colaboração entre a Câmara e a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A Procuradoria da Mulher da Câmara tem se destacado ao longo dos anos, promovendo a criação de um atendimento itinerante, reforçando parcerias com diversas instituições e movimentos sociais, além de estabelecer uma rede de proteção que oferece atendimento personalizado, com encaminhamentos para os órgãos competentes. Também são realizadas palestras, tanto no parlamento quanto em outros locais, com o objetivo de informar as mulheres sobre seus direitos e demonstrar que aquelas que enfrentam situações de violência não estão sozinhas.