O pré-carnaval do Governo do Maranhão, realizado no Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, atrai milhares de pessoas e conta com um robusto suporte de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou dois hospitais de campanha, que juntos realizaram 181 atendimentos em apenas três dias.
Os hospitais de campanha são equipados com médicos, técnicos de enfermagem e equipe de apoio, ofereceram atendimento médico de urgência e emergência. Cada unidade conta com dois veículos de suporte: um com estrutura básica e outro equipado como Unidade de Suporte Avançado (USA).
Confira o número de atendimentos:
Números de Atendimentos
Domingo (2 de fevereiro de 2025): 8 atendimentos.
Sexta-feira (7 de fevereiro de 2025): 70 atendimentos.
Domingo (9 de fevereiro de 2025): 103 atendimentos.
As assistências médicas ocorreram por conta de várias situações,entre elas mordidas caninas, crises de ansiedade, dores epigástricas, traumas com suturas, tonturas, náuseas, vômitos, curativos e intoxicações alcoólicas.
Durante o período, 18 pessoas precisaram ser transferidas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. As principais causas de transferência incluíram ingestão de bebida alcoólica, intoxicação alcoólica, fraturas expostas, torções de tornozelo, crises convulsivas e dispneia por asma. Além da UPA Araçagi, o Hospital Geral da Vila Luizão também serviu como referência para atendimentos mais complexos.
Os hospitais de campanha continuarão a operar durante os próximos eventos do pré-carnaval, nos dias 16 e 23 de fevereiro, das 13h às 21h, garantindo assistência médica de qualidade para os foliões.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou a importância dos hospitais de campanha: “Nosso objetivo é garantir que a população seja atendida com qualidade e rapidez. Além disso, estamos preparados com ambulâncias e equipes no local para transferir os casos mais graves.”
A iniciativa da SES de montar hospitais de campanha durante o pré-carnaval demonstra o compromisso do governo com a saúde e a segurança da população, proporcionando um ambiente seguro para que todos possam desfrutar das festividades com tranquilidade.