As cidades de Peritoró e Caxias no Maranhão estão sob a supervisão do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão até o dia 26 de fevereiro. Essa iniciativa tem a finalidade de assegurar que os ônibus e vans que transportam os foliões atendam às normas de segurança, buscando prevenir acidentes e riscos nas vias do estado.
De acordo com o Inmeq, até agora, 105 veículos foram autuados em Peritoró e 29 em Caxias, totalizando 134 unidades com alguma irregularidade. Uma das falhas detectadas é a falta do equipamento que mede a velocidade, o tempo de viagem e a distância percorrida. O cronotacógrafo, é um dispositivo obrigatório e certificado pelo Inmetro, que é essencial para monitorar o tempo de condução dos motoristas.
A fiscalização segue o que está definido no Regulamento Técnico Metrológico (RTM), que foi aprovado pela Portaria Inmetro nº 481/2021, que estabelece os critérios para garantir a exatidão dos dados dos cronotacógrafos.
Eliel Gama, presidente do Inmeq Maranhão, ressalta a relevância da operação para a segurança nas estradas. “O cronotacógrafo é um equipamento vital para o controle do tempo de condução dos motoristas, contribuindo para a prevenção de acidentes provocados por cansaço e excesso de velocidade. Nosso trabalho tem o objetivo de proteger os passageiros e todos que utilizam as rodovias durante o Carnaval,” afirmou.