Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Notícias e Comentários - CENTRAL MANHÃ - 09/04/2025
destaques

Validade indeterminada para laudo de fibromialgia é aprovado na Assembleia

Validade indeterminada para laudo de fibromialgia é aprovado na Assembleia
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 04/04/2025 15:21 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O projeto de lei de autoria do deputado Neto Evangelista (Uniao)  concede validade por prazo indeterminado aos laudos médicos que atestam a Síndrome de Fibromialgia.  A iniciativa busca reduzir a burocracia enfrentada por pacientes que precisam comprovar a condição para acessar benefícios e tratamentos contínuos.

De acordo com o texto aprovado, pessoas diagnosticadas com fibromialgia poderão utilizar o mesmo laudo médico sempre que necessário, sem a obrigatoriedade de retornar ao profissional de saúde para a emissão de um novo documento. O laudo deverá ser emitido por um profissional devidamente credenciado na rede pública ou privada, conforme as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

O projeto também garante que o laudo médico tenha validade para a obtenção de benefícios estaduais, aposentadoria por incapacidade ou invalidez junto ao Instituto de Gestão Previdenciária do Estado, além de assegurar o direito a tratamentos médicos contínuos. A apresentação do laudo às autoridades competentes poderá ser feita por meio de cópia simples, desde que acompanhada do documento original, conforme previsto na legislação federal.

Com a aprovação da lei, pacientes com fibromialgia poderão evitar a necessidade de repetidas consultas apenas para renovar a comprovação da doença, que se caracteriza por dor generalizada, fadiga extrema, distúrbios do sono e outros sintomas incapacitantes. A proposta representa um avanço para garantir mais dignidade e menos burocracia no acesso a direitos essenciais.

O projeto agora segue para sanção do governador Carlos Brandao (PSB).


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.