Apesar de o lançamento oficial do Pix Automático estar previsto para 16 de junho, alguns bancos já começaram a disponibilizar a nova modalidade para seus clientes, como o Bradesco e o Santander. O Pix Automático permite o agendamento de pagamentos recorrentes, facilitando a vida de quem precisa quitar contas de energia, mensalidades escolares e serviços por assinatura.
De cordo com o Banco Central, a nova modalidade funciona da seguinte forma: pós a autorização do cliente, o banco realiza o débito na conta de forma automática na data combinada, sem a necessidade de novas permissões a cada transação. A recorrência pode ser configurada de maneira semanal, mensal, trimestral ou anual, conforme a necessidade do usuário.
O serviço é gratuito para quem paga, mas as empresas que recebem por meio da ferramenta podem ser tarifadas. Alguns bancos já estão oferecendo o Pix Automático de forma restrita. No caso do Bradesco, por exemplo, a modalidade está disponível apenas para empresas que já utilizam a instituição para receber pagamentos de clientes correntistas. A partir de 16 de junho, a funcionalidade será liberada para clientes de outros bancos.
Para os especialistas da área econômica, a expectativa é que o Pix Automático traga mais conveniência e segurança para os usuários, além de reduzir a burocracia envolvida em pagamentos recorrentes e também uma maior adesão ao Pix, que já é amplamente utilizado no Brasil para transações financeiras instantâneas.