Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Márcio Jerry analisa nova Legislatura na Câmara dos Deputados
Emalta

Combustíveis ficarão mais caros a partir de 1º de fevereiro

Combustíveis ficarão mais caros a partir de 1º de fevereiro
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 28/01/2025 08:12 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

A partir de 1º de fevereiro, os motoristas terão de gastar mais para encher o tanque. Isso porque o valor da gasolina, do etanol e do diesel subirá nos postos, pois o  ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) sobre combustíveis sofrerá um reajuste.

A alíquota da gasolina e do etanol aumentará 10 centavos por litro, passando para 1,47 real. Já o diesel e o biodiesel terão um acréscimo de 6 centavos por litro, para 1,12 real.

A mudança nos impostos será aplicada em todos os estados e aumenta as preocupações com a inflação. A alta dos preços dos combustíveis tende a gerar um efeito cascata na pandemia, já que o custo do transporte é embutido no preço de produtos e serviços.

No ano passado, por exemplo, a gasolina foi o subitem que mais teve peso no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e acumulou alta de 9,7%. Em 2024, a inflação estourou o teto da meta. Com a inflação fora desse limite, o Banco Central age com taxas de juros mais altas, o que gera um efeito de desaceleração na economia.

O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) explicou que o reajuste no ICMS é uma medida para garantir um sistema fiscal equilibrado, alinhado às flutuações do mercado e promovendo uma tributação mais justa.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade