Nadine Heredia, esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala, deve desembarcou no Brasil nesta quarta-feira (16) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Nadine Heredia solicitou e recebeu asilo diplomático na terça-feira (15), poucas horas após a Justiça do Peru condenar o casal a 15 anos de prisão. Ela chegou a Brasília acompanhada de Samin Mallko Ollanta Humala Heredia, filho mais novo do casal, que também recebeu asilo.
Heredia e Humala foram acusados de receber fundos da Odebrecht (rebatizada como Novonor) e do governo venezuelano, comandado por Hugo Chávez, durante a campanha eleitoral de 2011. Nadine Heredia negou as acusações de ter recebido recursos do governo de Chávez e de qualquer empresa brasileira.
Após a sentença, Nadine Heredia entrou na embaixada brasileira em Lima buscando proteção diplomática. O governo brasileiro concedeu o asilo diplomático e a presidente peruana Dina Boluarte concedeu o salvo-conduto para permitir que Heredia e seu filho deixassem o país.
O ex-presidente Ollanta Humala, que liderou o Peru de 2011 a 2016, provavelmente cumprirá sua pena em uma base policial construída especialmente para abrigar líderes presos do Peru. Outros ex-presidentes peruanos, como Alejandro Toledo e Pedro Castillo, também estão presos no local, enquanto Alberto Fujimori permaneceu lá até sua libertação em 2023.