Em 2025, trabalhadores com carteira assinada no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm a oportunidade de receber um salário extra através do abono salarial do PIS/Pasep. Este benefício é destinado a quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2023 e recebeu até dois salários mínimos mensais. O pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2023 começou em fevereiro de 2025 e segue até agosto, beneficiando aproximadamente 24 milhões de trabalhadores.
Os valores do abono salarial variam de acordo com o tempo trabalhado em 2023 e podem chegar até um salário mínimo, que é de R\$ 1.518,00 em 2025. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento através dos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador, ou pela Carteira de Trabalho Digital.
O calendário de pagamento é unificado pelo mês de nascimento do trabalhador, e os valores ficarão disponíveis para saque até 29 de dezembro de 2025. Em abril, um novo grupo de trabalhadores terá acesso ao saque do dinheiro depositado na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
Para ter direito ao abono salarial, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.