Com o feriado prolongado do Dia de Finados, muitas pessoas aproveitam os dias de folga para viajar para o interior do estado para visitar familiares, amigos e também prestar suas homenagens aos entes queridos já falecidos. Para atender à alta demanda, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) iniciou a Operação Finados 2023, reforçando a frota de ferryboat e o número de viagens diárias.
A Operação Finados 2023 começou na terça-feira desta semana (31) e segue até a próxima terça-feira (7). O objetivo é atender o aumento da demanda de passageiros e veículos que costumam viajar neste período, fazendo a travessia entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e Cujupe, em Alcântara.
Segundo Marcelo Santos, gerente de Fiscalização da Emap, houve reforço da frota de embarcações com 22 viagens programadas diariamente, distribuídas nos horários que iniciam às 3h da manhã e seguem até às 23h, em ambos os terminais.
“A previsão é que passem pelos terminais da Emap aproximadamente 50 mil passageiros e 12 mil veículos durante a operação. Esta demanda está dentro do esperado, mas, se for o caso, estamos programados também para fazer viagens adicionais para que a população possa viajar com total segurança, conforto e eficiência”, informou Marcelo Santos.
E a movimentação no terminal de ferryboat da Ponta da Espera foi grande neste dia 2. O engenheiro mecânico John Ueimer esteve entre os passageiros que viajaram no dia de hoje. “Eu vou passar o feriado em Alcântara e gostei que está tudo bem organizado aqui no terminal. Não tive dificuldade para comprar a passagem”, comentou.
Para a dona de casa Sebastiana da Silva, as viagens extras facilitam o embarque. “A gente espera menos tempo na fila com mais viagens sendo feitas. Espero que seja assim em todos os feriados”, disse.
Emilene de Jesus, que foi passar o feriadão em Santa Helena, comentou a rapidez do atendimento. “Eu não comprei passagem antecipadamente, mas fui atendida muito rápido. Poucos minutos depois que eu cheguei já estava na fila para embarcar”, contou.
A Emap lembra a importância de que os passageiros cheguem com antecedência de até 15 minutos do horário da partida programada para evitar imprevistos.