O Maranhão se destaca no engajamento e interação dos cidadãos com as redes sociais. De acordo com dados da plataforma SocialMediaGov, foram mais de 3,5 milhões de engajamentos ao longo de 2023, o maior entre todos os governos estaduais. Somente Maranhão (3,5 mi), São Paulo (3,4 mi) e Pernambuco (3,2 mi) ultrapassaram a marca de 3 milhões de envolvimento de internautas em 2023.
“O governo Carlos Brandão entende que a transparência e o diálogo aberto é um caminho necessário para a construção de uma democracia forte e para o alcance das mais variadas fatias da população, levando informação de qualidade. Os canais digitais são uma das formas de contato e comunicação direta com um público tão grande. Nosso foco é levar ao cidadão as ações do governo em uma linguagem atrativa, informando e dando publicidade do que o governo tem realizado”, explica o secretário de Estado da Comunicação Social, Sérgio Macedo.
Para alcançar esse resultado, existe um trabalho realizado de forma contínua com várias equipes que são responsáveis pelo roteiro, conteúdo, interação, gravação e edição dos materiais. A secretária adjunta de Marketing e Canais Digitais da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), Roberta Gomes, esclarece que um dos nortes do trabalho é justamente buscar o diálogo com a população.
“Esse destaque de primeiro lugar no envolvimento com o público, nos dá a certeza de que estamos fazendo o que queremos, que é chegar à população, abrir esse diálogo e interação do governo com o público. Tentamos sempre atender questões de utilidade pública, de serviços, de curiosidade, dar destaque ao que há de novo no governo”, afirma.
O foco na melhoria dos serviços disponibilizados pelo governo é uma marca da gestão e perpassa a comunicação.
“O Governo do Maranhão já é conhecido nacionalmente na qualidade das redes digitais, e melhorar cada vez mais esse trabalho é um objetivo que a gestão assumiu desde os primeiros dias com o governador Carlos Brandão e com o secretário Sérgio Macedo”, destaca a secretária adjunta Roberta Gomes.
A gestora de Canais Digitais, Gabriela Moreira, esclarece que toda a produção das redes digitais passa por um amplo processo de planejamento. “O nosso dia a dia segue com muito planejamento. Nada é de um dia para o outro, e sempre pensamos com muita antecedência o conteúdo que irá para as redes sociais”, pontua.
Ela atribui o primeiro lugar alcançado pelo governo maranhense no envolvimento com o público pelas redes sociais ao trabalho em conjunto.
“Isso é fruto de uma equipe alinhada, que tem ideias muito boas e formada por bons profissionais. É importante ressaltar que isso faz parte de uma gestão que tem essa orientação para o novo, para essa tecnologia. Então existe um alinhamento da equipe com o que deve ser feito, tudo com muita seriedade”, ressalta Gabriela Moreira.