Representado pela Escola Barbosa de Godois, do bairro do Monte Castelo, em São Luís, o Estado do Maranhão conquistou o título de campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 2023 no Handebol Feminino.
O time maranhense jogou a final da competição nessa quarta-feira (8), contra uma equipe paulista e venceu pelo placar de 30 a 28 na prorrogação, depois de um empate de 25 a 25 no tempo normal. O título chegou após três tentativas como enfatiza o treinador Eduardo Teles.
“O Barbosa de Godois já vinha trilhando há algum tempo na busca dessa conquista. Em 2021 fomos ficamos na 14ª colocação. Já em 2022 conseguimos chegar a 4ª posição e, agora, ficamos em primeiro lugar, ganhando de uma equipe muito forte. Agora vamos nos preparar para competição a nível internacional”, disse.
Com a conquista na competição nacional, a equipe maranhense garantiu vaga na 27ª etapa dos Jogos Sul-Americanos Escolares que vão acontecer de 4 a 9 de dezembro ainda deste ano em Santiago, capital do Chile.
Para chegar a grande final, o Barbosa de Godóis passou na primeira fase por uma equipe amazonense pelo placar de 29 a 10. Na sequência, um time de Rondônia por 43 a 10 e fechando os jogos da fase de grupos, venceu um time de Minas Gerais por 17 a 12.
Nas semifinal, o adversário foi uma agremiação do Rio Grande do Sul com vitória novamente das maranhenses, dessa vez, por 18 a 12. O time maranhense ainda teve a goleira Aylla Maysa como a melhor atleta da posição no torneio. A artilheira da competição foi Yasmim com 58 gols marcados.
A solenidade de premiação contou com presença do ministro dos Esportes, André Fufuca e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes. A competição aconteceu em Brasília (DF), e reuniu os campeões dos Jogos Escolares de cada estado.