Finalistas da S do estadual serão conhecidos nesta quinta-feira (22)
Mac x Sabiá jogam no Nhozinho Santos. Já Imperatriz x Chapadinha/ Arena São Francisco se enfrentam no Frey Epifânio D’Abadia.
As partidas de volta das semifinais do Campeonato Maranhense da série B vão acontecer na tarde desta-quinta-feira (22). Maranhão e Sabiá de Caxias irão se enfrentar às 15h30 no estádio Nhozinho Santos, em São Luís.
Com o mando de campo a seu favor o ‘Bode Gregório’ pode perder até por um gol de diferença que estará classificado para a grande final da competição. Isso porque venceu no jogo de ida na Princesa do Sertão pelo placar de 4x2.
Ao time da região leste do estado resta vencer por 3 gols de saldo para se classificar de forma direta ou vencer com diferença de dois gols para levar a decisão para as cobranças de pênaltis.
Já no estádio Frey Epifânio D’Abadia em Imperatriz, o ‘Cavalo de Aço’ terá a missão de superar o time do Arena São Francisco / Chapadinha por quatro gols de diferença para garantir vaga na final da competição e retornar a elite do futebol estadual em 2023.
Se vencer por três gols de saldo também levará a decisão para os pênaltis. Na partida de ida realizada no último final de semana em São Luís, o colorado da região tocantina perdeu por 3x0. Qualquer outro resultado adverso deixará o ‘Galo da Chapada’ na final da série B e ainda retornará a equipe na divisão principal do futebol maranhense.
O ‘Galo da Chapada’ já disputou 6 competições de elite no futebol estadual. O seu melhor aproveitamento aconteceu em 2005 quando conquistou o 3º lugar. Em competições nacionais, o time esteve na série C em 2003, quando ainda não existia a serie D.
A equipe ficou famosa mesmo foi em 2009, quando perdeu também pela série B do estadual para o Viana pelo placar de 11x0. A partida foi válida pela última rodada da competição e, estavam na briga por uma vaga na serie A de 2010, o Moto Club e o Viana.
Para conseguir o feito, o papão precisa golear o Santa Quitéria que já estava garantido na competição do ano seguinte e ainda torcer contra o Viana que jogava no interior do estado.
Com uma vitória de 5x1 diante do Santa, o Moto esperava apenas a confirmação do resultado do outro jogo e, para sua surpresa e de todos os maranhenses, o Viana venceu por 11x0 tirando toda a diferença de gols do rubro negro e o deixando na segunda divisão do ano seguinte.
O resultado chamou a atenção dos órgãos competentes que na oportunidade, entenderam que o Chapadinha teria facilitado a goleada para favorecer o time adversário e eliminar o Moto Clube. No final das investigações o Galo da Chapada foi banido do futebol profissional por 10 anos.
Depois de cumprir sua sentença, a equipe retornou em 2019 com participação na copinha e hoje faz parceria com o Arena São Francisco para tentar retornar a divisão principal do Campeonato Maranhense.