O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (20) a isenção na taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que custa R$ 85, para todos os candidatos do Rio Grande do Sul. Mesmo aqueles que não se qualificam nos critérios habituais para isenção serão beneficiados.
Cerca de 40 mil alunos serão beneficiados com a isenção, representando um custo aproximado de R$ 3,5 milhões para o governo. O Rio Grande do Sul terá um calendário exclusivo para novas inscrições, porém, a implementação depende da evolução da situação do estado após os temporais e cheias ocorridos desde 29 de abril.
O Ministério da Educação ainda não considera a possibilidade de alterar as datas das provas no Rio Grande do Sul, uma vez que estão programadas para novembro. Contudo, avaliações sobre a viabilidade de realização do exame em cidades gaúchas serão feitas posteriormente.
ENEM 2024
As inscrições para o Enem 2024 ocorrerão de 27 de maio a 7 de junho em todo o país, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro.