A Passarelli Engenharia tem como propósito transformar a vida das pessoas nos locais onde desenvolve seus projetos. No Malha D’água, projeto com obras de melhorias significativas no acesso à água potável, no Ceará, são realizadas ações em prol da mulher a fim de reduzir a desigualdade de gênero. O Plano de Ações Socioeducativas e de Gênero (PASG) fortalece a autonomia feminina nos diferentes espaços sociais e já impactou, até o momento, 292 mulheres.
Uma das iniciativas do projeto ajuda as mulheres a entender sua relação com as atividades domésticas, a partir da percepção do tempo que gastam no dia a dia com essas demandas. Um exemplo é a busca por água em detrimento do tempo que tiram para seu autocuidado.
Para isso, são realizados encontros com grupo de mães dos alunos de 19 escolas localizadas nos arredores. Os colégios foram elencados em 25 setores censitários da obra. Nos encontros, as mulheres são convidadas a construírem uma reflexão sobre as desigualdades de gênero dentro do espaço doméstico. Ao final, elas são presenteadas com kit de higiene pessoal e cuidados pessoais.
As ações do PASG também buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores locais, por meio da disseminação da informação, da participação coletiva e da inclusão alinhada com a realização de obras de saneamento básico e infraestrutura. Os principais indicadores de efetividade do projeto são a redução do tempo dedicado ao trabalho doméstico (incluindo a busca de água para o domicílio) e o afastamento de atividades de rotinas, devido a doenças gastrointestinais transmitidas pela água.
“De acordo com dados do estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), as mulheres gastam cerca de seis horas semanais a mais que os homens com trabalho doméstico. Portanto, participar de um projeto que tem por objetivo ajudar a mudar essa realidade, mesmo que aos poucos, já é motivo de grande orgulho e motivação para nós”, afirma Thiago Pinheiro, gerente de contratos da Passarelli.
Projeto Malha D’água
Iniciado em abril de 2022, o projeto envolve a construção de um sistema adutor de água tratada com 47 estações de bombeamento, o que proporciona uma capacidade de vazão total de 540 litros/segundo. O novo sistema vai beneficiar, aproximadamente, 215 mil pessoas em 9 sedes municipais e 38 localidades distintas, resultando em melhorias significativas no acesso à água potável.
Essa obra é parte do Sistema Malha D`água, conhecido como Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central. A captação acontecerá no Açude Arrojado Lisboa, onde a água passará por um processo inovador de ultrafiltração em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e depois seguirá por aproximadamente 700 km de adutoras. A construção da Captação, ETA e adutora foram iniciadas no município de Banabuiú e Jaguaretama seguindo em direção às demais cidades.
O Projeto Malha D’água tem grande relevância para a região, uma vez que possibilitará o fornecimento direto de água tratada a partir de mananciais com maior garantia hídrica, com o abastecimento seguro e contínuo para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. A obra tem previsão de conclusão em cinco anos.
Sobre a Passarelli
Com mais de 90 anos de história, a Passarelli é uma das maiores empresas do Brasil em soluções inteligentes e completas de engenharia e construção, sempre pautada em seus valores e na busca incessante por inovação. A empresa oferece serviços no segmento de edificações e infraestrutura e desde a década de 1960 é responsável por inúmeras obras de saneamento, atuando como especialista em projetos de Norte a Sul. Em seu portfólio, conta com importantes entregas que beneficiam a vida do brasileiro, seja na construção de shoppings, como o Trimais Places, de Estações de Tratamento de Esgoto, como a de Barueri, projetos que tornam o acesso à água realidade, como Cinturão das Águas do Ceará, obras de ampliação e melhoria dos aeroportos de Fortaleza, Recife e outros cinco na região norte do País. Em incorporação, já entregou mais de 40 condomínios residenciais e vem se posicionando como um importante player do setor. A Passarelli também conta com a HBSP, locadora de equipamentos e Shields. Na área social, mantém, há dez anos, o Instituto Sylvio Passarelli, atuando em prol de crianças e jovens por meio do tripé autonomia, conhecimento e dignidade.