Um movimento interno da bancada do União Brasil colocou em xeque a relação do partido com o Palácio do Planalto. 40 dos 59 deputados do partido, o equivalente a 67,7% da bancada na Câmara, assinaram um requerimento de urgência para o projeto que prevê a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A grande adesão ao requerimento acendeu um alerta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A nomeação de Pedro Lucas para o Ministério das Comunicações, que já enfrentava resistência interna, pode ser reavaliada pelo governo. Caso decida por outro nome, a mudança pode ocorrer em breve. Além disso, a ala oposicionista do União Brasil já articula, segundo interlocutores da legenda, a entrega formal do Ministério das Comunicações na próxima semana, após o feriado da Semana Santa.
Nos próximos dias, o cenário político deve ser marcado por intensas negociações e articulações. Segundo especialistas da área política, o governo Lula vai precisar avaliar cuidadosamente suas opções para manter a estabilidade e a coesão de sua base aliada no Congresso. Enquanto isso, o União Brasil deve continuar a enfrentar desafios internos, com diferentes alas do partido buscando impor suas agendas e interesses.