Encontro marcou o início dos trabalhos da Frente Parlamentar de Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional
O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, recebeu, em Brasília, representantes das entidades de radiodifusão de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Ceará. No encontro, presença do coordenador da Frente Parlamentar de Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, deputado catarinense, Pedro Uczai.
A comitiva da ACAERT foi integrada pelo presidente da entidade, Fábio Bigolin, presidente do SERT/SC, Humberto Ohf de Andrade, vice-presidente Regional da Grande Florianópolis, Vidal Lohn Filho, diretora da RCA, Liza Rocha e diretor de Conteúdo, Luís Gustavo Fusinato.
O ministro resumiu as principais ações da Secom referentes à área de radiodifusão. Ele recebeu reivindicação das associações para que seja atualizada a tabela de preços da mídia governamental, já que não há reajuste desde 2018.
Frente – O deputado federal Pedro Uczai anunciou que fará a primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar da Mídia Regional dentro de 15 dias. “Queremos definir o planejamento das ações. Que legislação precisamos aperfeiçoar. Qual será a relação da frente com as emissoras e o governo federal”, destacou. “A ideia é promover a interiorização da comunicação pública no país. O Brasil é um continente e, por isso, a informação tem que chegar no interior. E são o rádio e a tv que levam essa informação que o cidadão necessita, como campanhas de vacinação, matrículas, bolsa de estudo, crédito para a agricultura. É preciso descentralizar a comunicação, as campanhas publicitárias e os orçamentos”.
Segundo o ministro da Secom, o governo federal tomou a decisão de democratizar e regionalizar todo o seu trabalho de mídia e de publicidade. “Nós acreditamos muito na Mídia Regional. Eu particularmente acredito muito no meio rádio. Eu quero construir juntos com associações e emissoras essa mudança de postura da mídia do governo federal. Nosso objetivo é fazer chegar nossa mensagem a todo país”, afirmou.
O presidente da ACAERT ressaltou que a frente parlamentar vem somar ao trabalho já desenvolvido pela entidade. “A gente atua dentro do estado para que as ações, mídias e os conteúdos gerados em Brasília atinja toda população de Santa Catarina. E nós da ACAERT temos a expertise para fazer isso”, disse Bigolin. “E ouvindo o ministro falar da importância e de sua paixão pelo rádio é fundamental na continuidade do trabalho e dos anseios da entidade”.