Saiba como vai funcionar o Projeto Telemedicina, lançado no Maranhão

Foi lançado nessa quarta-feira (22), com a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade, o projeto Telemedicina no Maranhão, que vai garantir consultas on-line com médicos de mais de 17 especialidades.

O projeto é fruto de uma parceria do Governo do Maranhão, Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).

A solenidade de lançamento do Telemedicina e de acolhida do Mais Médicos ocorreu no Complexo Multicenter Negócios e Eventos (Foto: Brunno Carvalho)

Na ocasião, ambém foi feita a acolhida dos mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos que atuarão no estado.

A solenidade ocorreu no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís, e contou com a presença de diversas autoridades como o governador Carlos Brandão; o vice-governador Felipe Camarão; e do gerente executivo de Programas Sociais da BP, Dante Dianezi Gambardella.

Já a ministra Nísia Trindade reiterou o compromisso e parceria com o Governo do Maranhão (Foto: Brunno Carvalho).

Telemedicina

O projeto Telemedicina funcionará da seguinte forma.

O usuário consulta com o clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do bairro ou povoado do município onde mora. Após o clínico geral avaliar e decidir que é necessário, fará o encaminhamento do paciente para a consulta com o médico especialista.

O governador Carlos Brandão afirmou que a solenidade desta quarta-feira (22) foi um momento de quebra de paradigma no Maranhão (Foto: Brunno Carvalho).

O paciente agenda e retorna para a consulta on-line com o especialista. Durante a chamada de vídeo, o paciente estará acompanhado do clínico que fez o encaminhamento. E, caso precise, será encaminhado para a realização de exames complementares nos centros de especialidades, policlínicas e outras referências próximas.

O Telemedicina conta com mais de 17 especialidades como pediatria, cardiologia, neurologia, dermatologia entre diversas outras, além de atendimentos de enfermagem, medicina da família e cuidados paliativos.

Durante a solenidade, também aconteceu a assinatura simbólica do Termo de Adesão dos municípios ao Telemedicina. As cidades que aderirem ao projeto receberão do Governo do Estado computadores para o desenvolvimento das atividades de atendimento on-line.

O Telemedicina será desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Beneficência Portuguesa e os municípios maranhenses, por meio do projeto TeleNordeste – que é uma iniciativa de Telessaúde do MS, realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto qualifica as equipes de Estratégia de Saúde da Família e promove um cuidado integral aos pacientes beneficiados.

A capacitação é feita pelos profissionais do Beneficiência Portuguesa (BP).

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA) atuarão como mobilizadores do projeto no âmbito municipal.

O projeto também vai garantir o atendimento em áreas quilombolas e em aldeias indígenas, que ficam mais distantes das sedes das cidades e consequentemente a população tem mais dificuldade para acesso aos serviços de saúde especializados.

É o caso de Grajaú, que tem diversas aldeias indígenas, algumas delas a mais de 100 quilômetros de sua sede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *